Monografia - Produção, elaboração e apresentação

Extraído do livro: Metodologia Científica - Como se tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. Autora: Rosilda Baron Martins. (p.71-74).

A elaboração de um trabalho monográfico de estudo e pesquisa, antes de ser uma imposição legal, é uma opção didática. Ela é fundamental porque mostra o conhecimento que o aluno tem da matéria tratada, como também, simultaneamente,  permite  ao  estudante,  em  uma  tarefa  isolada, aprofundar seu aprendizado no assunto tratado.
É, segundo Nunes (2001, p. 3), “uma das formas mais modernas de avaliação, mas, principalmente, de aprendizado, porque é o próprio estudante que aprende trabalhando”.
Ruiz (1986, p. 49) reforça essas afirmações ao colocar que

A diferença entre os trabalhos dos cientistas e o dos estudantes universitários não deveria residir no método, mas nos propósitos. Os cientistas já estão trabalhando com o intuito de promover o avanço da ciência para a Humanidade; os estudantes ainda estão trabalhando para o crescimento de sua ciência. Ambos, porém, devem trabalhar cientificamente. Os estudantes trabalham cientificamente quando realizam pesquisas dentro dos princípios estabelecidos pela metodologia científica, quando adquirem a capacidade não só de conhecer as conclusões que lhes foram transmitidas, mas se habilitam a reconstruir, a refazer as diversas etapas do caminho percorrido pelos cientistas.

Nesse sentido, a atividade intelectual, característica da pesquisa científica, visa a construção do conhecimento do aprendiz, na medida em que se apropria, torna seu, o conhecimento já desenvolvido e tornado disponível pelas diversas ciências.

Estes  primeiros  comentários  supõem  que,  em  uma  pesquisa, nada se faz ao acaso. “A construção do conhecimento científico através da pesquisa é uma atividade sistemática e metódica, que requer boas doses de trabalho intelectual e braçal” (SANTOS, 2003, p. 35). Assim, o projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução  e  apresentação  da  pesquisa.  Todos  os  elementos  de  um  projeto  de pesquisa,  desde  a  escolha  do  tema,  a  justificativa,  estabelecimento  dos objetivos, a seleção da metodologia, instrumentos para a coleta dos dados, sua análise e interpretação até a redação do relatório final, devem ser pensados e previstos. O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e apresentação da pesquisa. Nesse sentido, Lakatos e Marconi (1994, p. 99) afirmam que

Esta precisa ser planejada com extremo vigor, caso contrário o investigador,  em  determinada  altura,  encontrar-se-á  perdido num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e importância. [...] Este, portanto, deve responder às clássicas questões: O quê? Por quê? Para quê e para quem? Onde? Como, com que, quanto e quando? Quem? Com quanto? Dessa forma, antes de redigir um projeto de pesquisa, alguns passos devem ser dados uma vez que qualquer tema de pesquisa necessita de adequada integração na teoria existente e a análise do material já existente/disponível, a qual será incluída no projeto sob o título de “Revisão de Bibliografia”. Portanto, exigem-se alguns estudos preliminares que permitirão verificar o estado da questão que se pretende desen- volver e de outros estudos e pesquisas já elaborados.

De posse desses elementos, elabora-se a seguir um anteprojeto de pesquisa, objetivando articular os diferentes elementos em quadros teóricos e aspectos metodológicos adequados, permitindo, também, ampliar e definir/especificar os termos principais relativos ao tema proposto. Finalmente, prepara-se o projeto definitivo, mais detalhado, buscando apresentar rigor e precisão metodológicos.

Santos (2003) explicita que a pesquisa científica visa a quatro grupos de resultados: o projeto, a coleta de dados, a redação do texto, a apresentação gráfica do texto. Esses resultados são conseguidos em três fases seqüentes: planejamento (cujo resultado gráfico é o projeto): execução (momento em que se desenvolve a coleta de dados e a redação do texto); apresentação gráfica do texto (onde o texto recebe o formato gráfico final adequado).
Segundo o mesmo autor (2003, p. 36), essas três fases exigem o exercício de duas competências essenciais: produção do conhecimento e apresentação escrita do que se conseguiu produzir.

A produção do conhecimento requer duas habilidades: a identificação de problemas (transformados em objetivos da pesquisa  científica),  realizada  no  planejamento;  o  raciocínio  desses problemas  com  a  utilização  de  dados/informações/idéias  conseguidos  na  coleta  de  dados.  [...]  A  apresentação  escrita  dos conhecimentos produzidos requer também duas habilidades: a transformação do texto pensado em um estudo escrito (a redação do texto); a formatação final do texto como requerido pelas normas   da   ABNT   para   apresentação   de   textos   acadêmicos/científicos (a apresentação gráfica).

Na vida acadêmica, a pesquisa se impregnará tanto mais do lado da instrumentação científica, sem perder de vista sua conotação educativa, o que inclui necessariamente elaboração própria, teorização das práticas, atualização constante, ritmo produtivo sustentado. Nesse sentido, os alunos não irão para o ensino superior para ouvir discursos dos professores, mas para aprender a aprender, a saber pensar. Significa “a capacidade de andar de olhos abertos, ler criticamente a realidade, reconstruir as condições    de    participação    histórica,    informar-se    adequadamente” (DEMO, 1994, p. 35).
Assim,  no  contexto  acadêmico,  uma  seqüência  de  passos  da pesquisa  científica  inclui,  inicialmente,  o  planejamento  que  transforma um tema em objetivos, os quais, segundo Santos (2003), são propostas de raciocínio, os quais são alimentados por informações e idéias, na coleta de  dados.  Esses,  alimentados  por  dados,  tomam  o  formato  de  um  texto pensado  como  sendo  o  conjunto  de  idéias  produzidas  pelo  pesquisador. Nesse contexto, tem-se a produção do conhecimento. A partir daí, passa- se  à  fase  de  redação:  o  texto  pensado  é  então  escrito,  enriquecido  com detalhes anotados no decorrer da coleta de dados. Finalmente, o texto é formatado e digitado (datilografado) na fase de apresentação gráfica, conforme regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Trata-se de atitude cotidiana que se espera da cidadania moderna: um cidadão sempre alerta, bem informado, crítico e criativo, capaz de dimensionar sua participação histórica, visualizar sua atuação, reconstruir suas  práticas  na  construção  de  uma  nova  sociedade.  Assim,  a  intenção final de qualquer pesquisa é responder às necessidades humanas concretas. É, porém, uma atividade teórica, racional, devendo, portanto, assumir o formato de atividade intelectual planejada.

O desafio do planejamento é, a partir de um tema (uma necessidade humana), identificar um problema e prepará-lo para ser raciocinado. A necessidade de pesquisar, de investigar, só toma forma,  concretiza-se  diante  do  desafio  representado  por  um problema, pois temas somente anunciam a presença de uma necessidade  humana  qualquer.  A  atividade  intelectual  propriamente  dita  inicia-se  pela  percepção  e  problematização  da  necessidade. Daí pode-se dizer que sem problemas não há pesquisas (SANTOS, 2003, p. 36).

A  elaboração  de  um  trabalho  científico,  seja  uma  monografia, seja uma dissertação ou outro, é um processo de criação cuja duração depende do tema e da finalidade a que se destina. A sugestão desse processo de trabalho em  etapas é indispensável para que  se  possa  realizá-lo  com tranqüilidade,  rigor  científico  e  reflexão  crítica.  Dessa  forma,  as  etapas podem ser assim definidas: ETAPA I: O PROJETO DA PESQUISA; ETAPA II: A COLETA DE DADOS; ETAPA III: A ANÁLISE DOS DADOS; ETAPA IV: A ELABORAÇÃO ESCRITA.

...continua...

 

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