Tipos de pesquisa

Extraído do livro: Metodologia Científica - Como se tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos. Autora: Rosilda Baron Martins. (p. 85-86)

 

Dependendo da natureza do objeto a ser pesquisado, podem ser utilizadas a pesquisa experimental, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental ou, ainda, uma combinação entre elas e outros recursos metodológicos.


A Pesquisa Experimental, é segundo Carvalho (1997, p. 153), pesquisa básica, aquela que se desenvolve na busca de relações entre fatos sociais ou fenômenos físicos, através da identificação e manipulação das variáveis que determinam a relação causa-efeito proposta na hipótese de trabalho. A verificabilidade, bem como a quantificação dos resultados são elementos essenciais a este tipo de pesquisa, que, devido às suas características, não é freqüentemente realizado em nível dos cursos de graduação.

Para designar esse tipo de pesquisa, os termos de laboratório ou pesquisa de campo são utilizados para designar o local onde elas se desen- volvem. Tem como característica a manipulação por parte do pesquisador de variáveis independentes e o controle das variáveis extrínsecas, que vão resultar em um experimento.
Em uma pesquisa experimental, o experimento pode ser classificado em:

– experimento de campo: ocorre a manipulação das variáveis em um ambiente natural, isto é, no próprio local onde a mesma está sendo observada;
– experimento de laboratório: ocorre a manipulação das variáveis em um ambiente artificial, isto é, criado e preparado especificamente para a experimentação.
A pesquisa documental visa coletar elementos relevantes para o estudo em geral ou para a realização de um trabalho em particular. É aquela realizada a partir da consulta a documentos e registros que confirmam determinado fato, ou seja, de documentos considerados cientifica- mente autênticos. Por exemplo: A História da Abolição da Escravatura no Brasil e as Leis que antecederam a Lei Áurea. Esse tipo de pesquisa tem sido largamente utilizado nas Ciências Sociais, na investigação histórica, a fim de comparar e descrever fatos sociais, estabelecendo suas características ou tendências.
A pesquisa bibliográfica é o ponto de partida de toda pesquisa, levantamento de informações feito a partir de material coletado em livros, revistas, artigos, jornais, sites da internet e em outras fontes escritas, devidamente publicadas. Segundo Gil (1994), além das fontes primárias (ocorre quando o pesquisador refere-se à obra direta do autor, em seu original), utilizam-se as chamadas fontes secundárias (quando o pesquisador remete-se à obra direta do autor a partir da leitura de um outro autor que escreve sobre o assunto abordado. Por exemplo: consulta às obras completas de Karl Marx, no original em alemão; e consulta à Teoria Marxista através de outros autores que desenvolveram suas teorias a partir de Marx. Também são consideradas fontes secundárias, dados estatísticos, elaborados por institutos especializados e considerados confiáveis para a realização da pesquisa.

 

...Saiba mais...

  Search Engine Submission - AddMe  

Quem usa nossos produtos? - Alunos das seguintes áreas:

Monografia de Arquitetura e Urbanismo Monografia de Direito Monografia de Direito Penal Monografia de Direito do trabalho Monografia de Direito Civil Monografia de Direito Internacional Monografia de Fisioterapia Monografia de Nutrição Monografia de Artes Monografia de Educação Fí­sica Monografia de Filosofia Monografia de Odontologia Monografia de Ciências Aeronáuticas Monografia de Enfermagem Monografia de Fonoaudiologia Monografia de Pedagogia Monografia de Psicopedagia Monografia de Ciências Atuariais Monografia de Engenharia Monografia de História Monografia de Psicologia Monografia de Ciências Biológicas Monografia de Engenharia Civil Monografia de Hotelaria Monografia de Quí­mica Monografia de Ciências Contábeis Monografia de Engenharia de Alimentos Monografia de Informática Monografia de Relações Internacionais Monografia de Ciências Econômicas Monografia de Engenharia de Produção Monografia de Letras Monografia de Secretariado Executivo Monografia de Administração Monografia de Engenharia Elétrica Monografia de Marketing Monografia de Serviço Social Monografia de Comunicação Social Monografia de Engenharia Química Monografia de Engenharia Civil Monografia de Matemática Monografia de Sociologia Monografia de Desenho Industrial Monografia de Farmácia Monografia de Medicina Monografia de Turismo Monografia de Ortomolecular Monografia de Direito do Meio ambiente Monografia de Engenharia do meio ambiente Monografia de Moda Monografia de Sociologia Monografia de Teologia Monografia de Ciência de Alimentos Monografia de Biotecnologia Monografia de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Monografia de Ciências Pesqueiras nos Trópicos Monografia de Ciências Florestais e Ambientais Monografia de Controladoria Monografia de Desenvolvimento Regional Monografia de Diversidade Biológica Monografia de Geociências Monografia de Patologia Tropical Monografia de Antropologia Monografia de Horticultura Monografia de Agricultura Monografia de Ciência do solo Monografia de ciência da computação Monografia de ciências

A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.

- Albert Einstein.


Sitemap Bookmark and Share

monografia
Monografia e Tcc
Santos - SP
Email: monografias.tcc@gmail.com

Phone: (55) (13) 3273-3263

Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira: das 15:00 às 22:00 horas.
Não atendemos sábados, domingos e feriados